Não há dúvidas de que o cabelo é um dos principais pontos de vaidade de uma mulher e são raras aquelas que nunca fizeram algum procedimento mais "agressivo" que o corte: pintamos, alisamos, nos submetemos a químicas fortíssimas para deixá-lo do nosso agrado. O problema é que muitas vezes esse "desejo" de mudar nosso cabelo natural vem de uma imposição que pode ser consciente ou inconsciente, feita pelos padrões da sociedade.
Durante muito tempo a cultura da beleza exaltou os cabelos lisos e alinhados como sendo os mais bonitos. Isso levou inúmeras pessoas a mudarem a estrutura dos fios para se sentirem aceitas pela sociedade. E é nesse contexto que a transição capilar começa a ganhar mais destaque, principalmente agora, durante a quarentena.
Se trata de um processo em que a pessoa decide abandonar todo e qualquer tipo de química de alisamento para dar lugar ao seu cabelo natural, com curvas, volume e resgatar a textura original dos seus fios. Portanto, a transição capilar se tornou uma espécie de grito de liberdade contra os padrões de beleza preestabelecidos pela sociedade. Além disso, o ato simboliza o reencontro com sua identidade original. E em tempos de busca pela autoaceitação, esse número só cresce. O fato de que muitas pessoas estão ficando a maior parte do tempo em casa, com menos contato direto com outras pessoas como antigamente também incentiva a busca pela transição. Outro fato que também ajudou a aumentar o número de adeptos à transição é que a maior parte das pessoas que fazia alisamentos ou outros procedimentos químicos no cabelo, se viu impedida de fazer a manutenção, já que os salões e centros de beleza e estética ficaram fechados por um longo tempo, fazendo com que algumas pessoas que já gostariam de aceitar seus cabelos naturais dessem o primeiro passo em direção à transição. Porém, o processo geralmente não é fácil.
Algumas dessas pessoas podem estar há tanto tempo sem contato com seu cabelo natural, que já nem se lembram de como ele era. As vezes só se lembram dele vendo fotos da infância ou adolescência, já que na maioria das vezes esses processos tem inicio quando a pessoa ainda é uma criança! É uma mudança radical, e como toda mudança radical leva-se um tempo para acostumar e começar a gostar do seu novo visual. Além de lidar consigo mesma, será preciso enfrentar e vencer muitas pessoas que possivelmente irão querer dar sua opinião sobre sua decisão e seu novo visual, e muitas vezes elas não serão positivas.
É um procedimento que exige muita paciência porque não acontece do dia para a noite. Você já parou pra pensar, quando uma pessoa raspa o cabelo, quanto tempo ele pode demorar a crescer, até a altura dos ombros, por exemplo? Estamos falando de meses, anos. Todo o "cabelo antigo" terá que crescer até o tamanho que você deseja, dando lugar ao cabelo novo e natural. Uma das etapas mais difíceis é encarar as duas texturas do cabelo. Isso pode tirar o sono de muita gente, afinal, enquanto as pontas ainda estão lisas, a raiz sem química está crescendo e se destacando. Além disso, esse novo cabelo geralmente está mais fraco e ressecado e precisará de mais cuidados do que nunca! Por isso, a transição capilar não é um período fácil de vivenciar, os principais problemas giram em torno de: ansiedade, falta de tempo, não conhecer os fios e não gostar do cabelo solto. Isso tudo pode fazer com que você desista de todo o processo mas, não desista.
Fizemos um apanhado de definições no All Things Hair e no Fique Diva com palavras e expressões que, em sua maioria, não conhecíamos e achamos muito útil compartilhar, até porque algumas se aplicam a qualquer tipo de cabelo independente da fase!
Dicionário da transição capilar:
Baby hair
Termo utilizado para o cabelo que cresce na parte da frente da cabeça durante a transição capilar.
Expressão usada para aqueles dias que nada parece domar os fios. Em português, significa “dia de cabelo ruim”
Bigudins
Os bigudins são acessórios cilíndricos, espirais ou circulares utilizados para cachear o cabelo.
Big chop
Tipo de corte realizado para tirar a parte com química do cabelo durante a transição. Também é conhecido como BC.
Co-wash: técnica de lavagem que não utiliza shampoo, deixa os fios mais macios e hidratados. Nesse método, o cabelo é higienizado com um condicionador limpante específico para a função. A intenção principal é fugir da ação dos sulfatos, petrolatos, parabenos e silicones presentes na composição de diversos produtos capilares.
Cronograma capilar: rotina de cuidados que tem como objetivo repor nutrientes perdidos pelos cabelos e deixá-los mais fortes. É composta por três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. E atua diretamente na reposição de água, lipídios e massa capilar.
Day after: representa a quantidade de dias seguintes em que os cachos duram após a lavagem. Um day after também pode ser considerado o tempo entre uma higienização e outra.
Finalização: processo que dá formato ao cabelo depois da lavagem, o famoso pentear o cabelo.
Fitagem: um método de finalização que separa o cabelo em fitas, durante a aplicação do creme de pentear, para deixar os cachos mais definidos.
Low poo e no poo: são técnicas de lavagem com baixa, ou nenhuma, quantidade de sulfato. Essa substância é extremamente limpante e pode acabar removendo nutrientes e óleos naturais das madeixas. Por isso, fazer a higienização dos fios sem o uso do sulfato deixa o cabelo mais macio, sedoso e saudável. Porém esses métodos possuem algumas restrições, portanto pesquise bastante antes de aderir.
Método L.O.C. e C.O.G: são técnicas de finalização que buscam prolongar o day after. O método L.O.C. significa líquido, óleo e creme. É feita com a ajuda de um borrifador ou produto em spray para trazer hidratação, óleo para nutrir e o creme para definir os cachos. Já o método C.O.G. significa creme, óleo e gelatina. Nesse caso, o resultado é ainda mais duradouro pois o creme define, o óleo nutre e a gelatina traz fixação para o cabelo.
Plopping: forma de secar os cabelos que é feita com uma camisa de algodão e ajuda a deixar os fios mais definidos.
Revitalização: nome dado a prática de refazer os cachos no day after quando eles se amassam durante a noite.
Scab hair: são os novos cabelos que nascem assim que o uso da química é interrompido. Geralmente apresentam aspecto áspero, quebradiço, seco e sem definição. Nem todas as meninas passam pelo processo de scab hair durante a transição capilar, mas alguns fios sofrem com esse efeito.
Tabela de curvatura: classifica os cabelos a partir da curvatura dos cachos, dos mais abertos até os mais fechados. A lista possui os tipos 2ABC (ondulados), 3ABC (cacheados), 4ABC (crespos) e 5 (crespos).
Texturização: técnicas que formam cachos nos fios sem a ajuda de ferramentas de calor, são essenciais durante a transição pois ajudam a lidar com as duas texturas. Podem ser feitas com o próprio cabelo ou com a ajuda de acessórios, como bigudinhos, flexi rods, bobes e curl formes.
Umectação: técnica que faz parte da etapa de nutrição do cronograma capilar e funciona como um banho de óleo, repondo os lipídios. Pode ser feita com diversos óleos vegetais, como o de coco ou de oliva.
Como não temos lugar de fala para nos aprofundarmos nos aspectos mais intensos e reais, pedi a duas amigas queridas para fazerem depoimentos sobre o assunto, e à querida Stéfany do @cachos_secrets pra trazer dicas de como cuidar das madeixas, além de trazer vários posts do twitter com relatos da dificuldade do processo, e também de como é libertador o resultado, incentivos e palavras de apoio. Retwittei muitos posts na nossa conta, e vocês conseguem acessar clicando aqui.
Depoimento da Lorena:
"Tem anos que estou tentando fazer, e sempre desistia, pq achava que cabelo liso era melhor, mais bonito... minha auto estima ficava péssima qdo deixava ele natural. Aí com a gravidez eu meio que fui forçada a deixar natural, pois não podia fazer progressiva.. e quando fui ver.. já estava com o cabelo todo natural, pois fui cortando as pontas lisas.
Aí uso bastante arquinho, presilhas, penteados... Desde os meus 12 anos que não sabia como era meu cabelo de verdade, e hoje acho ele lindo! Estou aprendendo a dar volume, a mexer ainda., mas vi que não podemos ser julgadas, analisadas, pelo cabelo que temos. E vi que a beleza vai muito além de "padrões" que a sociedade nos impõe."
Depoimento da Thaline:
A Thaline tinha feito um post tratando do assunto cabelo e pedi autorização a ela para usá-lo também como depoimento aqui no nosso blog:
Dicas de como cuidar das madeixas por Stéfany Monteiro, do @cachos_secrets:
Olá pessoal, tudo bem?
Meu nome é Stefany do instagram @cachos_secrets, sou estetocosmetologa (esteticista), me especializando em tricologia e sou consultora de imagem também. Estou aqui para compartilhar com vocês dicas para vocês terem cabelo/cachos incríveis e bonitos. Essas dicas servem tanto para quem está em transição para quem já passou pela transição.
Então vamos lá?!
Dica 1:
A primeira dica que quero dar é algo que sempre falo nas minhas redes sociais e que faz TOTAL diferença no nosso cabelo, que é: escolha alimentos mais saudáveis. Não tem como, a saúde do nosso cabelo vem de dentro para fora, faça escolhas mais saudáveis na hora da sua alimentação, escolha alimentos que ajudam no crescimento do cabelo, como: Cenoura, tomate, abóbora, beterraba, Laranja, limão, morango, kiwi, abacaxi, acerola.
Dica 2:
A segunda dica se parece muito com a primeira, que é: beba muita água. Sempre quando eu bebo muita água meu cabelo cresce muito e fica muito mais saudável. E a água é ótima para nosso organismo no geral.
Dica 3:
A escolha do produto para finalizar o cabelo é muito importante também. No período de transição ou depois é um período de testes, então temos que testar vários produtos, finalizações até achar um ideal para nosso cabelo. Mas a princípio para cabelos com curvatura 3bc, por exemplo, eu sempre indico produtos que tenham consistência e que não sejam muito cheios de óleos para não pesar os cachos, porque quando estamos saindo da transição normalmente nosso cabelo ainda está um pouco fragilizado e ressecado, então é muito comum ter mais frizz, e o creme consistente ajuda muito.
Dica 4:
Hidrate seu cabelo como se não houvesse amanhã! Hidrate muito seu cabelo, faça um cronograma capilar, mas sempre hidrate porque como disse nosso cabelo ainda está fragilizado e precisa de muita hidratação e nutrientes. Sempre tente fazer as 3 etapas que são: hidratação, nutrição e reconstrução. Cuidar do seu cabelo vai fazer com que ele cresça rápido, bonito e saudável.
Dica 5:
Não tenha medo de testar produtos, técnicas, cortes, finalizações... É uma fase de descoberta sobre seu cabelo e sobre você mesmo. Então aproveita para curtir muito seu cabelo e essa fase porque é muito gostoso! Mas é uma fase linda de teste e de conhecimento do seu próprio cabelo. TESTE SEM MEDO!
Espero muito que vocês tenham gostado, eu sempre dou dicas para cabelo cacheado no meu insta @cachos_secrets e estou à disposição para ajudar nesse mundo do cabelo! Amei escrever para vocês.... <3
Como foi dito no ínicio, no momento da transição é difícil lidar com a imagem do cabelo crescendo diferente do que se está acostumadx e a maioria das pessoas acaba ficando com ele preso a maior parte do tempo, e por isso a Luiza Figueiredo, nossa colaboradora, fez um textinho com algumas dicas de acessórios e inspirações que podem ser úteis nessa fase:
Acessórios: grandes aliados nesse momento
Finalizando nossa tour sobre a transição trouxemos algumas opções de acessórios para quem quer passar por esse processo com muito estilo! Algumas inclusive você encontra aqui com a gente! Claro que nossa maior dica sempre será para que vocês usem o que quiserem, o que te deixa feliz, o que desperta sua identidade e te faz sentir bem! Bom, apenas reiterando que durante nossa thread convidamos algumas meninas para dar seu depoimento sobre a experiência que estão vivendo, uma vez que Tainá e eu não temos cabelos crespos ou cacheados e não temos local de fala e não queremos invadir essa esfera. Porém temos diversas clientes que são, e pensando nelas e em como esse processo influencia muito além dos cabelos de cada uma, queremos dar uma mãozinha, e pedimos a vocês, crespas e cacheadas, que participem da nossa thread deixando dicas também nos comentários, de acessórios, cremes, tônicos e o que quiserem!
Para fechar o nosso primeiro post do blog, então, fiquem com os posts do twitter que repostei na nossa conta, pra inspirar e incentivar vocês!
E lembre-se: todos são livres para ter o cabelo que bem desejar. Esse período é um processo íntimo e delicado de autoaceitação, amor próprio e autoconhecimento. Se quiser seguir alisando os fios porque você prefere eles assim, tudo bem também. O importante é que essa decisão seja apenas sua. Conta pra gente o que vocês acharam dessa thread, do post, da idéia do blog... Sou nova nessa "tecnologia" e todas as opiniões podem nos ajudar muito a sempre melhorar, obrigada :)
Comments